Alimento Funcional

Alimento Funcional

Alimento funcional, o que é?

Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde. Esses alimentos são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas, degenerativas, como o câncer e diabetes, para citar algumas.

Com potente ação antioxidante – que reduz a incidência de diversas doenças causadas pelos radicais livres-, cada alimento funcional possui benefícios distintos, que vão desde atuação no controle do colesterol até proteção contra o envelhecimento precoce.

Mas vale lembrar que sozinhos eles não fazem milagres. É preciso que junto ocorra uma reeducação alimentar com acompanhamento médico (ou de nutricionista), principalmente quando estamos lutando contra alguma doença ou contra algum risco de tê-la (herança genética e/ou resultado de outras disfunções), não adianta consumi-los esporadicamente, deste modo os alimentos não fazem o trabalho de agir funcionalmente.

Vamos aos exemplos:

Casca de uva, vinho tinto e maçãs – Redução de doenças cardiovasculares e formação de coágulos e inflamações

Soja e derivados – Redução do risco de doenças cardiovasculares, alívio das ondas de calor em mulheres na menopausa

Brócolis, repolho, couve-flor e rabanete – Aumento da atividade de enzimas que combatem a formação de células cancerígenas

Tomate, goiaba e melancia – Atividade antioxidante, redução do risco de doenças cardiovasculares e proteção contra o câncer (especialmente de próstata)

Folhas Verdes – Proteção contra degeneração macular, manutenção de uma boa visão

Linhaça – Inibição de tumores, prevenção de doenças cardiovasculares e controle de doenças auto-imunes e inflamatórias

Grãos integrais, frutas e vegetais em geral – Melhora na saúde intestinal, redução do risco de câncer de cólon e controle do colesterol e glicemia

 

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