COMPRE AGORA

Leite sem lactose tem mesmo um bom custo – benefício?

Se você for INTOLERANTE, sim! Mas se você não for intolerante e usa esse produto para quaisquer outros fins como emagrecimento e perda de gordura, saiba que você está pagando mais caro por um produto que não te trará nenhum outro benefício ou malefício que o leite comum traria.

O processo de fabricação desse produto se resume a deixar o leite em repouso para sofrer ação da enzima lactase, por um período de 3 a 4 horas, em temperatura ambiente. A lactase quebra a lactose em dois componentes: glicose e galactose. A glicose, por ter um princípio sensorial de ser mais doce que a lactose, altera o sabor do leite, deixando-o com um gosto mais adocicado, porém não há adição de açúcar (sacarose) ao produto. O leite com baixo teor de lactose não tem nenhuma perda de nutriente. Ele apresenta o mesmo valor calórico, fornecimento de nutrientes, aminoácidos e vitaminas essenciais. Contudo, por se tratar de um processo de produção mais caro, o preço final do produto é mais alto.

Um leite normal tem, em média, 4,8% de lactose. Por sua vez, um leite, após passar pelo processo de hidrólise, possui 1% de lactose. A lactose não é retirada do leite, e sim quebrada. Podemos dizer que a indústria faz o processo que o organismo não consegue fazer. Ou seja, a quantidade de calorias, açúcares ou carboidratos é a mesma.

Deve ser esclarecido também que os teores de lactose nos leites de vaca, cabra, búfala e ovelha são muito parecidos. Ainda deve ser questionado se esses produtos vendidos no mercado com sem lactose realmente disponibilizam o que propõem. Com certeza o teor de lactose deve ser menor, mas chegar a ZERO?

Além disso, importante diferenciar alergia à proteína do leite (caseína, por exemplo) de intolerância à lactose: quem tem alergia ao leite, deve procurar leites específicos que são fabricados a partir de um processo diferente, em que se acrescentam enzimas para quebrar as proteínas (e não a lactose), produzindo, assim, o leite hipoalergênico (HA). Se uma pessoa possui alergia à proteína do leite, não adianta ela tomar um leite com baixo teor de lactose, pois continuará com problemas.

Uma ótima opção para quem quer substituir o leite de vaca é o leite de amêndoas (que pode ser feito em casa), leite de arroz, leite de aveia e o leite de coco.

Veja a relação do leite com doenças auto-imunes no nosso próximo post!

Tags:, , , ,

Trackback do seu site.

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para deixar um comentário.